segunda-feira, 26 de março de 2012

Tecnologia no Campo

A dimensão tecnologia, dentro de uma organização, é o fator chave que leva a empresa a gerar produtos e serviços para a comunidade. Pode-se dizer que se constitui no "segredo" mais relevante, cujo conteúdo é o conhecimento "gerado e armazenado" pelas pessoas da organização, de caráter restritivo, e dentro de um mundo real. Uma empresa não pode existir sem ter a capacidade de manejar as tecnologias que geram seus produtos e serviços. As tecnologias patenteadas dão à empresa alguma segurança relativa no mercado durante um certo período de tempo, o qual na prática é indeterminado, pois tecnologias alternativas poderão aparecer nesse mercado.
Abordamos anteriormente o significado da palavra "tecnologia", segundo vários autores, e desenvolvemos os conceitos da "macrotecnologia" e da "microtecnologia".O conceito da microtecnologia permite caracterizar de maneira mais precisa o valor agregado das tecnologias de produto e de processo, e desdobrar a tradicionalmente chamada "tecnologia" em "tecnologia principal" e "tecnologias complementares", embutidas em um produto ou processo. Já o conceito de macrotecnologia visualiza o aspecto sistêmico dos conhecimentos embutidos em uma tecnologia, dentro da organização, ou seja, as inter-relações entre pessoas, equipamentos, programas, e áreas funcionais no contexto daquela tecnologia.


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132003000100005

                                 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tecnologia no Campo

Hoje, o campo está cada vez mais equipado, mais potente, com colheitadeiras,  computador de bordo, sensores ligado à satélites, fazendo assim com que tenha um maior potencial produtivo. Além disso, sementes, adubos e agrotóxicos estão cada vez mais aprimoradas melhorando o rendimento produtivo, já que se produz mais em menos tempo.
            Um claro exemplo é o programa de agricultura de precisão, ou seja, toda a área será mapeada pelos computadores de bordo mostrando assim o que está deficiente quanto aos nutrientes da terra (N, P,Sn) e quando for aplicar os produtos para corrigir podemos aplica-los com taxa variável e totalmente automático, tendo assim menor desperdício do produto, ou seja, tudo com precisão.
            Na área dos maquinários agrícolas, estão inventando vários acessórios que facilitam o operador (auto guide, computador de bordo), mas exige uma mão-de-obra especializada que aqui no Brasil é muito precária.

                                               


                                

segunda-feira, 5 de março de 2012

Apresentação